Friday, October 26, 2012

Qt do Cachão Touriga Nacional 2010


Até agora ainda não houve um vinho da Quinta do Cachão que tenha dito: não gostei. Aqui para o Penalti, este é dos melhores e não somos assim tão fãs da Touriga Nacional. Mas logo o aroma é muito bom: ameixas ou outras frutas vermelhas maduras, mostra que não nos aldrabaram na casta. Mas a sua elegância revela-se com um cheiro delicado a açafrão e outras especiarias.  O corpo não impede o perfume de transparecer. Faz-nos lembrar o Sabry com a sua ginga exótica com especiarias do norte de África.
E tal como o Sabry, que beijava a bola antes de marcar golos de livre ao Sporting, este vinho é para beber com calma e para acalmar. 

Como o Penalti avalia um vinho:

  1. Faro de golo (ou aroma) – corresponde ao conjunto de aromas de um vinho, que provêm directamente da uva e depende do cultivo, como também àqueles que são formados durante a fermentação alcoólica.).
  2. Ataque (que corresponde a primeira impressão e dura aproximadamente dois segundos).
  3. Corpo (corresponde ao conjunto de sensações gustativas, nas quais intervêm o extrato seco, o grau alcoólico, os taninos e outros constituintes do vinho).
  4. Elegância (complexidade de sabores ou força e intensidade de um sabor único e evolução no copo).
  5. Capacidade de Finalização (ou gosto final - a última e qualidade da sensação que o vinho nos deixa e por quanto tempo persiste).
  6. Margem de progressão (Capacidade de envelhecimento)

Jungle

Author & Editor

Has laoreet percipitur ad. Vide interesset in mei, no his legimus verterem. Et nostrum imperdiet appellantur usu, mnesarchum referrentur id vim.

1 comments:

L. said...

tenho que provar... 2009 e 2008 provei, comprovei e aprovei.